DIÁLOGOS CULTURAIS- FOTOGRAFIA E AUDIOVISUAL

Memória de Reunião- 31 de agosto de 2015



Na noite de 31 de agosto, às 19h, na  sala multimídia do Centro Cultural da UFSJ aconteceu a primeira reunião do Projeto Diálogos Culturais, uma série de fóruns que vão reunir cerca de 18 setores que constroem a cultura e o desenvolvimento turístico de São João del-Rei. A reunião de ontem, reuniu os setores da fotografia e do audiovisual.

O fórum reuniu cerca de 30 pessoas, e na ocasião, foram apresentadas as atividades já realizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo; assim como as propostas e os projetos em execução e aqueles que em breve entrarão em atividade. Foi aberto para o diálogo com os participantes, que apresentaram demandas pertinentes para os setores da fotografia e do audiovisual.


A abertura do evento foi realizada por Pedro Leão, Secretário Municipal de Cultura e Turismo, que falou sobre:
-organização dos setores ora em discussão; estruturação dos produtores e artistas;
-apresentação do CAP (Comissão de Avaliação de Projetos);
-Premio Andre Bello de Fotografia;
-Laboratório Municipal de Fotografia Analógica;
-Pontos de Arte, forma criativa de intervenção nos pontos de ônibus;
-Diagnostico Cultural, a ser lançado a cartilha da economia criativa;
-criação da São João del-Rei FIlm Comission
-cultura no âmbito simbólico/social X âmbito econômico
- Lei Municipal de Incentivo à Cultura
- Lei das Cidades Irmãs (SJDR e Montese).



Ulisses Passarelli, Superintendente Municipal de Cultura citou:

-três momentos essenciais para esses encontros, ou seja, as três reuniões propostas para acontecer até 2016;
-apresentou os 18 setores, enumerando-os;
-que esses encontros tenham o objetivo de unir os desunidos, organizar os desorganizados, estimulando o associativismo e a saúde burocrática de cada instituição;
-Riqueza cultural da cidade, "terra de tanta coisa", multifacetária
Em seguida Thiago Morandi, Assessor de Comunicação da Secretária de Cultura e Turismo citou as atividades já realizadas e as produções audiovisuais que receberam suporte por meio da film comission:
-chamada colaborativa para o Projeto Ponto de Arte e as edições do Calendário de Eventos, reunindo mais de 20 fotógrafos;
-gravação de cenas para a novela Império, comercial do Governo de MG, documentários, e suporte à equipes de TV (Jornal Hoje, Mais Você, Viação Cipó, dentre outros);
- Entrega de uma lista de contatos e sugestões que poderão ser encaminhadas para a Secretaria.


Em seguida foi aberta a reunião para ouvir as demandas dos participantes do fórum, dentre as várias sugestões segue abaixo as principais:

-criação de uma Associação de fotógrafos amadores e profissionais de São João del-Rei
-ressaltada a diversidade cultural da cidade e sua "não identidade" por isso, ao mesmo tempo a cidade é terra de várias vertentes (sino, musica, religiosidades, arte...)
-elogio à criação da Lei Municipal de Incentivo a Cultura e dos editais públicos
-possibilidade de gravação de documentários com personalidades marcantes de São João del-Rei, por meio destes editais
-código-fonte: falta na cidade uma forma de deixar publico e gratuito conteúdos,  como por exemplo, os que foram tratados no fórum
-focar em incentivos culturais de geração de "energia" cultura e desfocar o incentivo na realização de eventos
-fóruns abertos, sistemas abertos como modelo para outras cidades e para a acesso de quem não esteve presente, assim como criação de um banco de dados, software livre (com alimentação coletiva)
-ocupação de espaços públicos- função social (Sede Coletiva, Viva o Coreto, Cine no Muro)
-criação de um grupo no facebook
-facilitação de alvará para artistas e espetáculos
-banco de imagens para Secretaria de Cultura e Turismo
-Expandir a conversa sobre os direitos autorais e cooperativismo, sugestão de uma conversa especifica para o assunto
-Intervenção fotográfica na rodoviária, com painéis que divulguem atrativos da cidade
-projeto da biblioteca, "você escritor"
-criação de uma cartilha
-provocar/ criar demanda (-O que você oferece? / - O que você precisa?)
-divulgação da informação, falta de disseminação da informação para pessoas que não têm acesso à internet.
-guia de "boas pratica", ressaltando o que contratar e com quem, além de o porque dos valores e orçamentos.
-cobrança de maior envolvimento dos cursos e da Universidade com a sociedade, principalmente nos cursos de Teatro, Musica e Jornalismo.


Carlos Maximiano, coordenador de comunicação da Secretaria de Cultura e Turismo, falou da conscientização popular sobre a qualidade artística dos trabalhos realizados pelos artistas audiovisuais e fotografias, afim de valorizar economicamente o setor. EM seguida Ulisses Passarelli encerou a reunião, agradecendo a participação de todos e convidou para os próximos fóruns, que serão divulgados em breve.











0 comentários:

Postar um comentário