Memória de Reunião-
31 de agosto de 2015
Na noite de 31 de agosto, às 19h,
na sala multimídia do Centro Cultural da
UFSJ aconteceu a primeira reunião do Projeto Diálogos Culturais, uma série de fóruns
que vão reunir cerca de 18 setores que constroem a cultura e o desenvolvimento turístico
de São João del-Rei. A reunião de ontem, reuniu os setores da fotografia e do
audiovisual.
O fórum reuniu cerca de 30
pessoas, e na ocasião, foram apresentadas as atividades já realizadas pela
Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo; assim como
as propostas e os projetos em execução e aqueles que em breve entrarão em atividade.
Foi aberto para o diálogo com os participantes, que apresentaram demandas
pertinentes para os setores da fotografia e do audiovisual.
A abertura do evento foi realizada
por Pedro Leão, Secretário Municipal de Cultura e Turismo, que falou sobre:
-organização dos setores ora em
discussão; estruturação dos produtores e artistas;
-apresentação do CAP (Comissão de
Avaliação de Projetos);
-Premio Andre Bello de Fotografia;
-Laboratório Municipal de
Fotografia Analógica;
-Pontos de Arte, forma criativa
de intervenção nos pontos de ônibus;
-Diagnostico Cultural, a ser lançado
a cartilha da economia criativa;
-criação da São João del-Rei FIlm
Comission
-cultura no âmbito simbólico/social
X âmbito econômico
- Lei Municipal de Incentivo à Cultura
- Lei das Cidades Irmãs (SJDR e
Montese).
Ulisses Passarelli,
Superintendente Municipal de Cultura citou:
-três momentos essenciais para
esses encontros, ou seja, as três reuniões propostas para acontecer até 2016;
-apresentou os 18 setores,
enumerando-os;
-que esses encontros tenham o
objetivo de unir os desunidos, organizar os desorganizados, estimulando o
associativismo e a saúde burocrática de cada instituição;
-Riqueza cultural da cidade,
"terra de tanta coisa", multifacetária
Em seguida Thiago Morandi,
Assessor de Comunicação da Secretária de Cultura e Turismo citou as atividades
já realizadas e as produções audiovisuais que receberam suporte por meio da
film comission:
-chamada colaborativa para o
Projeto Ponto de Arte e as edições do Calendário de Eventos, reunindo mais de
20 fotógrafos;
-gravação de cenas para a novela
Império, comercial do Governo de MG, documentários, e suporte à equipes de TV
(Jornal Hoje, Mais Você, Viação Cipó, dentre outros);
- Entrega de uma lista de
contatos e sugestões que poderão ser encaminhadas para a Secretaria.
Em seguida foi aberta a reunião para
ouvir as demandas dos participantes do fórum, dentre as várias sugestões segue
abaixo as principais:
-criação de uma Associação de
fotógrafos amadores e profissionais de São João del-Rei
-ressaltada a diversidade
cultural da cidade e sua "não identidade" por isso, ao mesmo tempo a
cidade é terra de várias vertentes (sino, musica, religiosidades, arte...)
-elogio à criação da Lei
Municipal de Incentivo a Cultura e dos editais públicos
-possibilidade de gravação de documentários
com personalidades marcantes de São João del-Rei, por meio destes editais
-código-fonte: falta na cidade
uma forma de deixar publico e gratuito conteúdos, como por exemplo, os que foram tratados no fórum
-focar em incentivos culturais de
geração de "energia" cultura e desfocar o incentivo na realização de
eventos
-fóruns abertos, sistemas abertos
como modelo para outras cidades e para a acesso de quem não esteve presente,
assim como criação de um banco de dados, software livre (com alimentação
coletiva)
-ocupação de espaços públicos-
função social (Sede Coletiva, Viva o Coreto, Cine no Muro)
-criação de um grupo no facebook
-facilitação de alvará para
artistas e espetáculos
-banco de imagens para Secretaria
de Cultura e Turismo
-Expandir a conversa sobre os
direitos autorais e cooperativismo, sugestão de uma conversa especifica para o
assunto
-Intervenção fotográfica na rodoviária,
com painéis que divulguem atrativos da cidade
-projeto da biblioteca,
"você escritor"
-criação de uma cartilha
-provocar/ criar demanda (-O que
você oferece? / - O que você precisa?)
-divulgação da informação, falta
de disseminação da informação para pessoas que não têm acesso à internet.
-guia de "boas
pratica", ressaltando o que contratar e com quem, além de o porque dos
valores e orçamentos.
-cobrança de maior envolvimento
dos cursos e da Universidade com a sociedade, principalmente nos cursos de
Teatro, Musica e Jornalismo.
Carlos Maximiano, coordenador de
comunicação da Secretaria de Cultura e Turismo, falou da conscientização
popular sobre a qualidade artística dos trabalhos realizados pelos artistas
audiovisuais e fotografias, afim de valorizar economicamente o setor. EM
seguida Ulisses Passarelli encerou a reunião, agradecendo a participação de
todos e convidou para os próximos fóruns, que serão divulgados em breve.
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